segunda-feira, 17 de maio de 2010

Receita: Bolo de Bola de Futebol

A Copa do Mundo começará no próximo mês e o mundo inteiro vai parar para assistir aos jogos mesmo que o seu país não esteja competindo. Nós brasileiros vamos torcer, sofrer e vibrar com a nossa seleção rumo ao hexa!

Assim como os jogadores mostrar o show de bola no gramado, você pode mostrar o show de bolo de bola em casa! O que acha?

Parece ser um pouco difícil de fazer um bolo 3D de bola, mas achamos um tutorial no blog The Claytons Blog que vai ajudar bastante. A forma é a Sport Ball Pan, da Wilton, que vem com 2 meia esferas e 2 suportes.

Sports Ball Pan Set

A primeira coisa que você vai fazer é a massa do bolo. Enquanto a massa está no forno, prepare a base onde o bolo será acomodado. Para isso pegue um tabuleiro, que pode ser tanto redondo quanto quadrado e o cubra com pasta americana tingida com corante verde.


Com fondant tingido também de verde e usando um bico tipo de estrela cubra toda a superfície, para fazer a grama.


Com o bolo pronto, desenforme e deixe esfriar em uma grade, enquanto você prepara o recheio que preferir. A dica para o recheio é que ele seja mais consistente para que você consiga juntar bem as duas meia esferas.


Em uma meia esfera, coloque o recheio e a cubra com a outra metade.


Para deixar a bola bem uniforme foi usado ganache. Cubra todo o bolo, deixando a superfície bem lisinha com a ajuda de um alisador. Quem tiver habilidade de trabalhar com pasta americana, pode fazer uma camada fina e com o diâmetro que dê para cubrir toda o bolo. Posicione a pasta americana por cima da bola, deixando bem centralizado e com o alisador vá cobrindo todo o bolo.


Antes de começar a decorar a bola, coloque-a no tabuleiro decorado e acomode a bola com um pouco de pasta americana.

Para montar os gomos, você pode utilizar 2 técnicas de confeitar diferentes ou com pasta americana ou com buttercream, vai depender da sua habilidade e facilidade de trabalhar com cada uma. Independentemente da técnica, como esta forma não tem marcação você terá que usar a geometria a seu favor (mas não se assuste!). Os tamanhos dos gomos podem ser copiados de um manual disponibilizado pela Wilton (está em inglês), contendo instruções também de como fazer outras bolas.

Se for usar a pasta americana é preciso que você separe a receita em 2 partes, sendo 2/3 para ficar branca e 1/3 para tingir com corante preto. Os gomos brancos são hexágonos e os preto pentágonos.

Caso prefira fazer com alguma cobertura, tipo buttercream, faça a mesma divisão da cobertura (2/3 branca e 1/3 com corante preto). Para ficar mais fácil de ver a separação dos gomos, use um pouco da cobertura branca colocando em um saco de confeiteiro com bico bem fino e demarque, ou se preferir, você pode usar uma faca para fazer cortes no bolo demarcando os gomos. Depois preencha os espaços com um bico de tipo estrela. Outra dica, é começar a decoração por cima, como no exemplo da foto, começando pelo gomo preto e preenchendo com ao redor com os brancos.



Se você usar pasta americana, dá até para imitar aquelas bolas de futebol antiga que tinham a costura um pouco mais aparente, com o uso de estecas marcando as junções dos gomos.


Agora com pasta americana amarela, por exemplo, cubra a parte inferior do bolo.


Faça uma faixa e coloque em torno do bolo e escreva com bico de confeiteiro ou com pasta americana cortada com cortadores.


No Youtube, tem você consegue achar vários tutoriais de como montar o bolo de bola em 3D, como este daqui, que apesar de ser em uma língua bem diferente é bastante ilustrativo.

Crédito das imagens: The Claytons Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário