sexta-feira, 27 de maio de 2011

Princípios Básicos: Saco de Confeiteiro

Um dos princípios básicos para decorar bolos, biscoitos e cupcakes é saber usar um saco de confeiteiro, além de ser muito útil para rechear, encher forminhas com massa e muito mais. Os sacos de confeiteiro podem ser reutilizáveis ou não, dependendo do material de que ele é feito, sendo que os reutilizáveis, em geral, são de um tipo de plástico mais resistente e são ótimos para se trabalhar, e os descartáveis podem ser ou de um plástico mais fino ou, então, feitos com papel manteiga, ótimos para fazer detalhes ou usar com chocolate, porém não são usados com bico de confeiteiro.



Na maior parte das vezes quando se trabalha com o saco de confeiteiro para decorar se faz uso dos bicos de confeiteiro. Há uma infinidade de modelos e tamanhos, como já mostramos aqui no blog, e inserir o seu bico no saco, pode-se fazer das seguintes formas:

- Com adaptador de bico: Os adaptadores de bico são ótimos principalmente quando se quer utilizar a mesma cobertura, por exemplo, usando 2 bicos diferente para criar uma decoração diferente, não sendo necessário ter mais sacos com a mesma cobertura. Eles são compostos por 2 partes, sendo que uma vai dentro do saco (adaptador) e outra fora (anel), com a função de prender o bico. Para encaixar o adaptador, coloque a parte de dentro do adaptador dentro do saco, encaixe na ponta do saco e marque no saco onde começa estes degraus que ele tem. Feito isso, você tira o adaptador, corta o saco com uma tesoura e volta a encaixar o adaptador. Por fora, agora você encaixa o bico de confeiteiro no adaptador e prende com o anel, rosqueará no adaptador.


- Sem adaptador de bico: Neste caso, o ideal é usar o saco de confeiteiro de plástico descartável, assim você só coloca o bico por dentro do saco, coloca a cobertura, por exemplo, e está pronto para usar!

Confira também este vídeo da Wilton explicando como usar os sacos de confeiteiro e ainda ensina a fazer o saco de papel manteiga. 


Os vídeos ótimos que ensinam como usar o saco de confeiteiro, desde a colocação dos adaptadores e bicos até encher os sacos, são estes daqui da Bridget, do blog Bake at 350:

Obs.: Os vídeos tanto o da Wilton, quanto dos links dos vídeos da Bridget, estão em inglês, mas é para observar o que o vídeo ensina visualmente, pois todos os pontos importantes nós estamos falando aqui no post, ok?

Para encher o seu saco de confeiteiro com a sua cobertura, recheio, massa, etc, você precisa virar a borda de cima para fora. Segure o saco com uma mão, ela ficará por baixo desta dobra que você dobrou e com a outra vá abrindo o saco.


Em seguida, coloque com a ajuda de uma espátula o que você irá trabalhar com o saco de confeiteiro, inserindo bem na ponta, para evitar que justamente a ponta fique com ar. Não é preciso encher o saco inteiro, pois quanto mais cheio, mais difícil é de se trabalhar com ele.



Com o saco de confeiteiro cheio, segure a parte de trás com uma mão, fechando o saco, e com a outra aperte o conteúdo para baixo, levando para ponta. Agora, torça a parte de trás do saco bem apertado junto ao conteúdo e pressione na tigela ou em um pratinho para tirar o ar, com isso sairá um pouco do conteúdo.



No nosso site, você encontra sacos de confeiteiro, kits de bico e muitos outros acessórios que vão te ajudar no trabalho, na limpeza e na organização.

Crédito das imagens e vídeo: Wilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário