quarta-feira, 18 de maio de 2011

Receita: Bolo de Caixinha Feito em Casa

Com o friozinho que está começando a fazer e mostrar as caras do outono e em breve do inverno, que pelo visto vai ser bem congelante, nada mais gostoso do que no meio da tarde fazer um bolinho para aquecer a nossa alma! E para nos ajudar nessa função deliciosa, pegamos com a Amanda, do blog I am Baker, uma receita de bolo bem básica para fazer em casa e ainda por cima uma dica do tipo "Como nunca pensei nisso antes?", que é fazer a sua mistura pronta de bolo em casa, deixando guardada na despensa para quando bater a vontade de um bolo gostoso e quentinho!


Vamos aos ingredientes secos, que farão parte da sua mistura pronta para bolo:
- 2 3/4 xícaras de farinha
- 1 3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 3/4 de colher de chá de sal

Com tudo devidamente medido, coloque tudo em uma tigela misturando bem, sendo o ideal até mesmo peneirar para evitar granulos maiores.



Em seguida, coloque tudo dentro de um pote de vidro(são os melhores para armazenar por mais tempo), fechando bem. Amarre com uma fita um pedaço de papel, que você pode dar o charme que quiser, com os outros ingredientes e o modo de preparo escritos, deixando anotado também a data em que foi preparada a mistura, que deve ser consumida dentro de 3 meses.


Os outros ingredientes são:
- 3/4 xícara de manteiga
- 5 claras de ovos
- 1 xícara de leite
- 2 colheres de chá de essência de baunilha (pode-se usar as sementes da fava de baunilha ao invés da essência)
- 1/2 colher de chá de essência de amêndoa


Para fazer o bolo, pré-aqueça o forno em 180°C, e enquanto espera ele esquentar, prepare a massa. Bata mistura com a manteiga na batedeira até ela ficar cremosa. Junte as claras, uma de cada vez, batendo bem após cada adição. Em seguida, acrescente o leite e as essências de baunilha e amêndoa. Pegue 2 formas redondas de 20cm de diâmetro, já untadas com manteiga e farinha, e despeje a massa igualmente entre elas. Leve as formas ao forno por cerca de 20 a 30 minutos ou até que o bolo esteja completamente assado.

Para servir, a Amanda recomenda comer frutas frescas! E deve ficar ainda mais gostoso com um chantilly ou uma calda saborosa de chocolate! Hummm!

Thanks Amanda for sharing this idea with us!


*

Atenção para a lista de compras:
- Fermento em pó (disponível apenas na nossa loja física)
- Leite
- Manteiga
- Ovos
- Sal

* Se preferir as favas de baunilha, você encontra na nossa loja física.

Crédito das imagens e da receita: I Am Baker

Nenhum comentário:

Postar um comentário